Perspectivas para o Mercado Imobiliário no segundo semestre de 2019

De acordo com especialistas, o mercado imobiliário tem um ciclo composto por quatro fases: expansão, excesso, recessão e recuperação. Assim sendo, após a crise que derrubou o mercado imobiliário no início desta década, entramos na fase de recuperação no segundo semestre de 2017, e a partir de então, o setor começou a demonstrar melhoras gradativas e substanciais.

Já estamos no segundo semestre do ano e vale ressaltar que 2019 trouxe consolidação e certo ânimo, deixando para trás os resultados de crise, especialmente nas principais cidades do país.

A Associação Brasileira de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), em fevereiro, divulgou um aumento de 30% na compra e construção de imóveis, comparando os anos de 2018 e 2017. Esse crescimento que veio do ano passado está se consolidando e permanecerá no segundo semestre, principalmente nas grandes cidades.

Também cabe destacar que segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), o número de contratos para aquisição de imóveis residenciais cresceu 9,7% nos três primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Quanto ao total de lançamentos no mesmo trimestre, foi registrada alta de 4,2%, com 14,7 mil unidades em todo o país.

Logo, ao que parece, o segundo semestre de 2019 será um bom período para quem quer vender ou comprar um imóvel, além de ser um bom momento para quem deseja investir no mercado imobiliário.

Está em busca de um imóvel para morar ou investir? Conheça os imóveis da ICA.

Data de publicação: 24/07/2019